segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O Porto no Bicycle Film Festival - Lisboa

Nascido no Porto, José Pedro Lopes é jornalista, produtor de cinema e de televisão.

Porque motivo estou a falar dele? No Bicycle Film Festival de Lisboa (que está aí à porta) vai passar uma curta metragem dele chamada "Risco".

Let's look at the trailer:

Ainda que virtualmente, segue-se uma espécie de entrevista ao autor. Quem conduziu a entrevista foi a minha inestimável ajudante 8-)

Tosca: Então como surgiu esta ideia e a relação com o Bicycle Film Festival?

JPL - O filme surgiu como um “anti-filme” para os Bicycle Film Festivals, que me fascinavam há alguns anos. Queria fazer um filme de terror, o lado negro destes fantásticos festivais que promovem o ciclismo e o exercício físico.

Tosca: Como definirias esta curta?
JPL - ‘O Risco’ é uma curtíssima de dois minutos de duração que combina a comédia de amigos e o “splatter” mais desvairado.

Tosca: Gosto bastante de filmes como o "E tudo o vento levou", achas que a ideia base por detrás desta curta poderá ser semelhante?
JPL - A ideia base surge como uma premissa potencial para um episódio de ‘The Twilight Zone’: parece absurdo compra-se na internet um giz com a capacidade de fazer explodir a cabeça de alguém... mas e se fosse verdade?

Tosca: És defensor do uso obrigatório de capacete, ou há aqui alguma metáfora escondida?
JPL - O projecto brinca com esta ideia através de duas personagens ingénuas e não muito inteligentes. Mas o tom cómico do filme depressa dá lugar à surpresa de uma recta final violenta e cheia de sangue. ‘O Risco’ apresenta efeitos ‘gore’ feitos nas suas duas formas: efeitos de maquilhagem e efeitos digitais.

Tosca: Muito obrigado, felicidades no BFF - Lisboa!

Apareçam! :)

Sem comentários: